O presente treinamento tem por objetivo apresentar os fundamentos teóricos da expansão térmica de materiais cerâmicos e exemplificar aplicações práticas a respeito do assunto na indústria cerâmica. A compreensão dos conceitos envolvidos com a dilatação térmica dos materiais cerâmicos permite a atuação sobre defeitos de fabricação, a correção de curvaturas indesejadas em placas cerâmicas e a interpretação de outros fenômenos que ocorrem durante a fabricação de materiais cerâmicos, tais como o gretamento e o lascamento. Além disso, a dilatometria pode ser utilizada como uma importante ferramenta para o controle de qualidade de insumos (argilas, massas, engobes, esmaltes, etc.).
Os defeitos de fabricação e as patologias que se desenvolvem durante o uso dos revestimentos cerâmicos são responsáveis por perdas de produtividade e prejuízos que ainda podem comprometer a imagem das empresas e dos produtos cerâmicos. Nesta capacitação são apresentados estudos de casos contemplando os principais defeitos e patologias que acometem a fabricação e o uso dos revestimentos cerâmicos.
Discute-se o uso das técnicas de caracterização para identificar a origem dos referidos defeitos, contemplando casos de contaminações que geram defeitos pontuais de superfície; trincas e rupturas de naturezas diversas; problemas associados à decoração, deformações e imprecisões dimensionais; e patologias que se manifestam durante o uso, tais como destacamentos e manchamentos.
Os engobes, esmaltes e decorações correspondem às camadas mais superficiais dos produtos cerâmicos esmaltados e são responsáveis por muitas das principais propriedades que determinam seus desempenhos durante o uso. Esse curso, além de tratar dos fundamentos associados ao estado vítreo, aborda as matérias-primas, tipologias e propriedades dos engobes e principais esmaltes utilizados na indústria de revestimentos cerâmicos. Os principais conceitos do comportamento reológico de suspensões aplicados à esmaltação e decoração também são abordados. Pode ser ministrado in company ou no CRC incluindo também atividades práticas de laboratório.
A capacitação pretende rever os conceitos envolvidos com a moagem e granulação de massas cerâmicas pelos processos via seca e via úmida, apontando as peculiaridades, vantagens e desvantagens das principais tecnologias disponíveis e ainda indicar os defeitos de fabricação que podem ocorrer quando a preparação de massas não é convenientemente realizada. Nos últimos anos, novas tecnologias foram desenvolvidas e as tecnologias existentes foram aperfeiçoadas, viabilizando a geração de massas com granulometrias mais uniformes e adequadas às necessidades das etapas posteriores do processo de fabricação. Pode ser ministrado in company ou no CRC incluindo também atividades práticas de laboratório.
O curso abordas as particularidades das matérias-primas tipicamente utilizadas para a fabricação de produtos de louça sanitária, bem como as análises indicadas para a avaliação do desempenho de massas de sanitários durante a fabricação. São enfatizados os conceitos envolvidos na caracterização reológica e mecânica das massas cerâmicas antes da queima, bem como os princípios relacionados às operações de secagem, esmaltação e sinterização. Pode ser ministrado in company ou no CRC incluindo também atividades práticas de laboratório.
Curso relacionado ao desenvolvimento de habilidades associadas à atividade de formulações de massas cerâmicas. O curso é apresentado com exemplos ligados ao desenvolvimento de massas de porcelanatos, mas pode ser aplicado para a outras tipologias de produtos cerâmicos. Além de uma revisão a respeito das características típicas das matérias-primas, o curso indica as formulações geralmente utilizadas para a fabricação de porcelanatos e os critérios utilizados para o desenvolvimento das formulações. Na parte final do curso, são apresentadas as ferramentas mais modernas que podem ser utilizadas para o desenvolvimento de formulações, tais como a programação linear, o planejamento estatístico de experimentos envolvendo misturas e a inteligência artificial. Pode ser ministrado in company ou no CRC incluindo também atividades práticas de laboratório.
Curso relacionado às características e controle de qualidade das matérias-primas tipicamente utilizadas na indústria cerâmica. São abordadas as características físico-químicas típicas de argilas, caulins, bentonitas, feldspatos, filitos, nefelinas, quartzos, talcos, carbonatos, dentre outras. Simultaneamente, são apresentados procedimentos de caracterização indicados para o controle de lavra e de lotes formados para o fornecimento e/ou recebimento desses minerais. Pode ser ministrado in company ou no CRC incluindo também atividades práticas de laboratório.
Curso que aborda os princípios fundamentais envolvidos na fabricação de revestimentos cerâmicos, envolvendo conceitos a respeito do produto final, matérias-primas e processo de fabricação. O conteúdo aborda as matérias-primas plásticas e não-plásticas, fundamentos de reologia envolvidos na preparação de massas, processo de conformação, secagem, esmaltação, sinterização e operações de fim de linha. Pode ser ministrado in company ou no CRC incluindo também atividades práticas de laboratório.