crc@crceram.com.br 55 16 3201 8625
contato@crceram.com.br
555 16 3201 8625

Soluções

potencial de insumos para a indústria cerâmica

Potencial de insumos para a indústria cerâmica

A indústria cerâmica, em seus diversos segmentos, é responsável pelo consumo de grandes volumes de minerais industriais e produtos químicos de naturezas variadas. A avaliação do potencial de aplicação de insumos na indústria cerâmica envolve a realização de uma bateria de testes específicos, destinados para cada segmento. Nesse sentido, a partir de uma análise preliminar dos insumos, realizamos no CRC ensaios físico-químicos e testes de aplicação, de maneira a identificar o potencial e orientar o uso de minerais industriais no setor cerâmico. As análises incluem aplicações em massas, engobes e esmaltes cerâmicos e podem ser direcionadas para os setores de revestimentos cerâmicos, cerâmica vermelha, louça sanitária e porcelanas, bem como cerâmicas refratárias. Os testes podem ainda ser complementados por levantamentos de mercado, com indicações dos volumes consumidos, valores praticados e descrição dos centros consumidores.

Desenvolvimento de produtos

Oferecemos suporte para o desenvolvimento de novos produtos e para o aprimoramento de produtos já existentes. Utilizando conhecimento técnico acumulado ao longo de mais de duas décadas de experiência e dos recursos avançados de laboratório disponíveis na empresa, podemos contribuir com o desenvolvimento de produtos inovadores, formulações de desempenho técnico otimizado, reduções de custo para o aumento de competitividade, desenvolvimento de contratipos, dentre tantas outras possibilidades. Nossa maior expertise está no desenvolvimento de produtos e insumos ligados ao setor cerâmico. Entretanto, nos inúmeros cases de sucesso registrados na nossa história, temos atuações em diversos segmentos industriais, cujos desenvolvimentos podem se beneficiar das técnicas envolvidas na caracterização de materiais e das ferramentas utilizadas para o desenvolvimento de formulações, como a programação linear (simplex) e o planejamento estatístico de experimentos (DOE).

controle de qualidade

Controle de qualidade

As empresas dos mais diversos segmentos consomem diariamente volumes expressivos minerais industriais e outros compostos. Se os insumos não possuem suas características técnicas bem controladas, os processos industriais se tornam reféns das variações apresentadas pelas matérias-primas. Neste sentido, a realização periódica de testes de laboratório de lotes pode ser uma importante ferramenta para orientar o recebimento e o relacionamento com os fornecedores. No CRC, podemos orientar as empresas na definição dos testes de laboratório mais indicados para cada situação, bem como realizar esse acompanhamento de rotina, visando detectar variações indesejadas e garantir a constância de fornecimento das matérias-primas. Ademais das análises de laboratório, apresentamos análises estatísticas dos resultados ao longo do tempo, facilitando dessa forma a tomada de decisões baseadas em parâmetros estatísticos ao longo do tempo.

Análise de patologias e defeitos

Análise de patologias e defeitos de fabricação

Os defeitos originados na fabricação, ou durante a aplicação dos produtos, representam prejuízos financeiros para as empresas e podem comprometer a imagem dos fabricantes, caso estes cheguem ao consumidor. Quando os defeitos são conhecidos, o corpo técnico das empresas geralmente consegue atuar para eliminar os defeitos do processo produtivo e prevenir que os mesmos voltem a ocorrer. Entretanto, em alguns casos, torna-se necessário investigar com maiores detalhes estas patologias, visando identificar a origem e a melhor forma de eliminação e prevenção. Neste sentido, realizamos no CRC análises de microscopia ótica e eletrônica, combinadas com outros testes de desempenho dos materiais, indicados em função de cada patologia. A combinação de análises permite que as origens das patologias sejam esclarecidas, podendo inclusive orientar perícias técnicas.