Plataforma para avaliar deformações em altas temperaturas

A precisão dimensional das placas cerâmicas para revestimento adquiriu grande relevância no cenário atual, visto que as peças de grandes formatos e os produtos de superfície polida vem apresentando participação crescente no mercado.

Com base nessa tendência, o CRC adquiriu uma plataforma ótica (Flexímetro ODP 868), capaz de monitorar, em laboratório, as deformações sofridas em altas temperaturas pelos materiais cerâmicos. O equipamento, desenvolvido na Itália e fabricado na Alemanha, é constituído por lentes com resolução de 0,2 µm e um forno que permite realizar o aquecimento de corpos de prova até 1500oC, com taxas de aquecimento de até 50oC/min.

As principais aplicações do equipamento estão na determinação das deformações piroplásticas das massas durante a sinterização; avaliação das tensões de acoplamento entre massas, engobes e esmaltes; além da avaliação das hidrodeformações, que ocorrem com a aplicação de água na superfície das peças antes da queima.

Os resultados obtidos com as análises podem fornecer importantes subsídios para outros segmentos além dos revestimentos cerâmicos, tais como refratários, porcelanas, sanitários e outros produtos suscetíveis a apresentar deformações quando submetidos a tratamentos térmicos em altas temperaturas.

Além da realização de análises no Flexímetro Ótico ODP 868, o CRC também ministra treinamentos técnicos que abordam as deformações e a planaridade dos produtos cerâmicos.