DESEMPENHO DE ARGILAS NA FABRICAÇÃO DE LOUÇAS

As louças cerâmicas (louça de mesa, louça sanitária, etc.) podem ser fabricadas com massas de diferentes características técnicas, como as faianças, massas porcelânicas, grês ou fireclays.

Em todas essas massas, as argilas desempenham papel central, visto que são responsáveis por viabilizar a conformação das peças e garantir a integridade destas nas etapas do processamento antes da queima, como o transporte, a secagem e a esmaltação.

No caso dos produtos fabricados por colagem de barbotina, seja em baixa pressão utilizando moldes de gesso ou sob alta pressão em moldes poliméricos, as características das argilas determinam o comportamento mecânico das peças recém conformadas. Os estágios iniciais após a formação de parede são particularmente críticos, visto que a massa começa a perder umidade e o início do processo de secagem pode gerar tensões que podem culminar com o surgimento de trincas responsáveis pelo comprometimento das peças.

Para evitar que isso ocorra, as argilas devem viabilizar a geração de suspensões de alta concentração de sólidos e boa tixotropia; promover alto grau de empacotamento das partículas nas camadas obtidas durante a conformação; e ainda apresentar bom desempenho mecânico durante a secagem, conciliando alta resistência mecânica, com boa capacidade de suportar deformações, sem gerar retração de secagem muito elevada. Todos esses parâmetros ainda precisam ser atrelados à velocidade de deposição da massa, que deve ser alta o suficiente para garantir a produtividade necessária ao processo de fabricação.

A obtenção da performance descrita acima depende do equilíbrio das características físico-químicas da fração argilosa destas massas. Nesse sentido, é fundamental avaliar sua composição química e mineralógica, o grau de cristalinidade dos argilominerais, sua área superficial específica e distribuição de tamanhos de partículas. As análises de capacidade de troca de cátions, presença de sais solúveis, concentração de carbono total ainda podem ser ferramentas complementares para buscar o equilíbrio de propriedades.